Semana decisiva na Assembleia

Arnaldo Melo assumirá o Executivo Estadual

Arnaldo Melo assumirá o Executivo Estadual

A semana parlamentar que começa hoje pode ser decisiva para a definição das regras de uma eventual eleição indireta na Assembleia Legislativa. A expectativa é que a governadora Roseana Sarney (PMDB) – se decidir mesmo concorrer ao senado – renuncie ao mandato antes do Carnaval, que começa no próximo fim de semana. E só a partir da sua renúncia é que a Mesa Diretora da Casa irá elaborar as regras do pleito-tampão.

O que é certo até agora é apenas o fato de que o presidente da Assembleia, deputado Arnaldo Melo (PMDB), assumirá o governo por um período de 30 dias, enquanto a Casa define data e forma da eleição.

Mas este prazo não pode ultrapassar a data-limite de 6 de abril, a partir da qual qualquer um que assumir o governo fica automaticamente inelegível para qualquer outro cargo nas eleições de outubro.

E é com base nesta premissa que se faz a discussão sobre a eleição indireta. Arnaldo Melo ficará no cargo apenas interinamente ou pretende disputar a eleição indireta para assumir definitivamente o mandato? O secretário Luis Fernando Silva (PMDB) será candidato na indireta para concorrer à reeleição no cargo?

Estas perguntas serão respondidas ao longo da semana, em conversas das lideranças políticas do PMDB, principal partido interessado na questão. Até por que, caberá à legenda indicar o candidato dentro das regras estabelecidas na Assembleia.

E à medida que o prazo da saída de Roseana se aproximar, as discussões e as conversas começarão a ficar mais intensas.

E mais públicas também…

 Da coluna Estado Maior, de O Estado do Maranhão

2 ideias sobre “Semana decisiva na Assembleia

  1. Pingback: Semana decisiva na Assembleia Legislativa

  2. Pingback: Semana decisiva na Assembleia Legislativa | Blog do Ludwig

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *