Após escândalo TV Guará retira pesquisa fantasma do ar

Após o escândalo revelado pela imprensa de que a pesquisa Econométrica – encomendada pela TV Guará e que deu larga vantagem a Flávio Dino -, ter sido “assinada” por uma pessoa já morta, a emissora comunicou hoje a retirada da pesquisa do ar.

Saiba mais sobre o caso aqui_____________

A técnica de estatística “responsável” pelo levantamento da Econométrica havia falecido 19 dias antes de pesquisa ter sido registrada na Justiça Eleitoral.

Por causa dos indícios de irregularidade e da falta de credibilidade no levantamento, a emissora resolveu retirar todos os dados do ar.

De acordo com a TV Guará, o responsável pela empresa que realizou a pesquisa, Sergio Oscar Zubicueta Goic, afirmou que houve um “equívoco” no levantamento.

Um caso lamentável.

NOTA

Sobre denúncias de irregularidade apontada por jornalistas e blogueiros a respeito da pesquisa divulgada no último dia 1º de setembro, o Sistema Guará esclarece:

A empresa Econométrica, foi contratada pela emissora para realização de pesquisa de intenção de votos para o Governo do Estado e Senado, por atuar no Maranhão há vários anos, tendo já chancelado pesquisas similares em pleitos anteriores para as mais diversas correntes políticas, bem como para os mais distintos veículos da imprensa local, inclusive o Sistema Guará na área de pesquisa de audiência televisiva, sendo reconhecida, indiscutivelmente, como possuidora de aparato técnico para realização de seus trabalhos;

Na certeza do cumprimento das exigências legais pela Econométrica, o Sistema Guará divulgou os resultados da pesquisa, seguindo orientações legais e habituais do TRE;

Logo após a detecção, através dos meios de comunicação, a direção do Sistema Guará entrou em contato com o responsável da Econométrica pedindo esclarecimento da irregularidade suscitada;

O responsável pela empresa que realizou a pesquisa, Sr. Sergio Oscar Zubicueta Goic, informou na ocasião, procurando justificar o fato já do amplo domínio público, que quando do registro oficial da pesquisa no site do TRE, realmente ocorreu um equívoco, informando em seguida que já estava tomando as devidas providências para saná-lo;

Diante do lamentável ocorrido, o Sistema Guará, reafirmando o seu compromisso com a verdade, a imparcialidade e procurando sempre manter, em sua missão, a ética e o dever de bem informar, mandou retirar de todos os meios e canais de comunicação, a divulgação de todos os dados atinentes à referida pesquisa, até que fique tudo devidamente esclarecido e regularizado perante o TRE, como informou a empresa responsável por eles.

Atenciosamente,

SISTEMA GUARÁ DE RADIODIFUSÃO LTDA.

Uma ideia sobre “Após escândalo TV Guará retira pesquisa fantasma do ar

  1. Não se ouvia falar em fantasmas desde as eleições de 1998, quando Ricardo Murad espalhou outdoor pela cidade de São Luiz denunciando Roseana Sarney de ter desviado os milhões da obra da Estrada Arame – Paulo Ramos, que nunca foi construída.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *