Cultura: Roseana Sarney lança o São João do Maranhão 2014

Foto 4 Lançamento do São João foto Geraldo FurtadoO “São João do Maranhão – A Copa da Cultura Brasileira” foi lançado pela governadora Roseana Sarney, no fim da tarde de hoje, no Palácio dos Leões (Centro). No ato, ao lado da secretária de Estado da Cultura, Olga Simão, ela destacou os números da programação, deu detalhes dos arraiais que movimentarão o período e anunciou o incremento de 42% no valor do cachê das manifestações. Ao final, houve apresentação de diversas manifestações.

O festejo acontecerá no período de 19 a 29 deste mês em diversos espaços. Ao todo, serão 1.600 apresentações, entre elas 550 manifestações juninas e 90 shows musicais de maranhenses e 7 de artistas nacionais. O roteiro contempla bumba-meu-boi, tambor de crioula, quadrilha, cacuriá e danças diversas.

“Sob as bênçãos dos santos juninos, vamos fazer uma grande festa para celebrar a nossa cultura e a nossa seleção, daquele jeito que nós, maranhenses, sabemos fazer como ninguém: com muita alegria, paz e muito orgulho da nossa cultura”, declarou a governadora.

Roseana Sarney também destacou que o festejo junino incrementa outros setores, como a economia. “Além da beleza e alegria, a festa cria emprego e gera renda para o povo maranhense”, observou.

Foto 6 Lancamento do São João foto Geraldo FurtadoNa programação apresentada, haverá dois Cortejos Juninos que movimentarão as ruas de São Luís, nas sextas-feiras, dias 20 e 27 de junho. Os grupos se concentração na Praça Deodoro, seguindo pela Rua Grande até a Praia Grande.

Já no período de 20 a 29, haverá festança no Ceprama, na Vila Palmeira e na Praia Grande, que abrigará uma grande Vila Junina, com tradicionais pontos de apresentação no Canto da Cultura, Praça Nauro Machado, Casa do Maranhão, Praça da Faustina.

Sete espaços Vivas, em diversos bairros, vão se transformar em arraiais, garantindo mais conforto aos moradores, que não precisarão se deslocar para outras localidades. A festa movimentará o Anjo da Guarda, Bairro de Fátima, Estiva, João Paulo, Liberdade, Praça da Saudade (Madre Deus) e Vila Embratel.

Presentes à cerimônia, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Arnaldo Melo, e os deputados estaduais Leo Cunha, Magno Bacelar, Carlos Filho, Rogerio Cafeteira, Dr. Pádua, Graça Paz, Edilázio Jr, Vianey Bringel, Alexandre Almeida, Zé Carlos Nunes, Rigo Teles, Jota Pinto, Raimundo Louro. Além deles, os secretários de Estado de Cultura, Olga Simão; de Turismo, Jura Filho; de Comunicação Social, Carla Georgina; de Direitos Humanos, Luiza Oliveira; de Ciência e Tecnologia, José Costa; do Gabinete Militar, Coronel Vieira; da Casa Civil, Anna Graziela; de Desenvolvimento Social e Agricultura Familiar, Fernando Fialho; Meio Ambiente, Genilde Campagnaro; de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Claudio Azevedo; e de Articulação Institucional, Pâmela Santos.

A secretária de Estado da Cultura, Olga Simão, disse que cada detalhe da programação foi pensado para mostrar a grandiosidade dos festejos juninos maranhenses. “Serão 1.600 apresentações em vários arraiais. Além de São Luís, o projeto contempla festejos em 100 municípios do interior do estado, que vão contar com apresentações de bois de todos os sotaques, danças e muito mais”, observou.

Olga Simão falou também sobre o Arraial da Lagoa que já se firmou como ponto das celebrações juninas. “Essa mistura atraiu grande público em 2013 e deve repetir o sucesso neste ano”.Foto 5 Lancamento do São João foto Geraldo Furtado

 Ascom

14 pensou em “Cultura: Roseana Sarney lança o São João do Maranhão 2014

  1. A OPOSIÇÃO AO GRUPO SARNEY MAIS UMA VEZ RECEBE UM TAPA DA GOVERNADORA, SEM SER COM AS MÃOS.

    COMO SEMPRE A GOVERNADORA ROSEANA SARNEY CONFIRMA QUE GOSTA DA CULTURA POPULAR DO MARANHÃO, E QUE JAMAIS ABANDONA O QUE MAIS PRIORIZA QUE É PRESENCIAR OS SORRISOS DE FELICIDADES NOS LÁBIOS DOS SEUS CONTERRÂNEOS E DE SURPREENDER OS VISITANTES. ENTRE AS FESTAS POPULARES, O FOLCLORE MARANHENSE É MARCADO PELO TRADICIONAL FESTEJO DO SÃO JOÃO UMA MANIFESTAÇÃO QUE SEMPRE TEVE A CARA DE ROSEANA.

    Meus bravos amigos, companheiros, guerreiros e guerreiras, um boato estava sendo espalhado pela oposição que tentou atingir um dos públicos alvos mais forte da governadora, as manifestações folclóricas e culturais. É o seguinte, várias reuniões foram marcadas pela oposição convocando os grupos folclóricos e culturais para dizer que a governadora não apoiaria mais esses grupos porque não votaram em seu candidato a PREFEITURA DE SÃO LUIS na ultima eleição, com isto tentando afastar esse público fiel da governadora. Tomei conhecimento das armações e comuniquei a cúpula do governo, por minha surpresa a governadora sem saber do que estava acontecendo, ela já tinha determinado um esforço maciço em prol dos grupos culturais para abrilhantar e melhor enriquecer o FESTEJO DO SÃO JOÃO.

    Agora eu pergunto, será o porque de tanto desespero da oposição que poderia pensar em outra estratégia, mas sem pensar, foi logo atacar o que a GOVERNADORA MAIS GOSTA QUE SÃO SEUS GRUPOS FOLCLÓRICOS E CULTURAIS? Será se a oposição não sabia que poderia ser desmascarada? Inventar logo algo a respeito do festejo junino? Bem feito por esse tapa.

  2. Olá seu Ronaldoooo, vc como um bom leva e tráz, vou lançar um desafio vc vai ser o encarregado de trazer a notícia. Nós das Associação das Quadrilha do Maranhão, convidamos para serem patrono os Senadores: 90% honesto, Edinho 30%, Rosengana, Ricardo Boneco de Olinda, Se eles aceitarem tú e teus amigos [moderado], ganham ingressos para toda a temporada, [moderado], é claro, kkkkkkkkkk

  3. Ah é, amarelou cumpade!, não acredito que te ofendeu? não disse nada demais, cara, o que foi que tocou na tua sensibilidade, és tão frágil assim, se aborrece pelas coisa mais insignificantes assim, pois fique sabendo que não tenha nada contra ti, é apenas meu ponto de vista, nada com a intenção de ti magoar, podes acredita estou contigo mas do que pensa, as críticas é endereçada ao modus operandus do sistema, segue orientações do sistema, tenho certeza absoluta que, se deixassem a critério de vocês seria de outra maneira de escrever, não tão ingênuas os posts… tdo bem, não deixe o vinho virar água…

    • Escrevo apenas aquilo que quero, e tenho absoluta liberdade moral e profissional para isso. Ninguém determina o que eu devo ou não escrever, no que devo ou não opinar, ou no que devo ou não criticar. Não sigo a cartilha da turma de blogueiros de Flávio Dino. Esses sim, são tolhidos ao bem-querer do chefão. Um dia tu vais ter a prova disso. E não vai demorar…

      • Tolice rapaz, acreditaria se fosse o dono do pastelão, mas, não é. Repito, se não fossem orientados os texto seria diferente, quer dizer que ai, tudo são irmãos siameses?, tudo igual, pensa que as pessoas não percebem, meu garoto, não discuta comigo, tdo bem, faz teu serviço, não tem mau nenhum nisso, o que quero te dizer, é que, não tem bobo na história, ainda está engatinhando, qdo vai andar…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *