O reajuste da tarifa de ônibus autorizada ontem pelo prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PTC) foi mais um abuso cometido contra o usuário do sistema de transporte público da capital, e não tem razão de ser.
A Prefeitura de São Luís sustenta o argumento de que o aumento era inevitável, tendo em vista o investimento que tem sido feito pelos empresários, com a compra de novos veículos.
Retórica apenas. Uma tentativa de confundir a opinião pública.
Em junho do ano passado [ou seja, em menos de um ano], após greve e crise entre empresários, trabalhadores e o Executivo Municipal, Edivaldo determinou o aumento da tarifa de ônibus em R$ 0,30 centavos, justamente com o argumento de que o valor seria utilizado a partir de então, pelos empresários, para a compra de novos veículos.
Foi firmado um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) junto ao Ministério Público Estadual, e os ônibus novos começaram a ser comprados. Com o atraso de sempre, diga-se de passagem. Somente no início deste mês a maior parte dos veículos foi apresentada pelas empresas.
O aumento anunciado ontem, portanto, em nada se relaciona com a compra desses veículos. Foi para este fim que em junho de 2014 as tarifas foram reajustadas. Essa é a verdade.
Ocorre que desde o início do mandato de Edivaldo Holanda Júnior, há uma relação no mínimo estranha entre ele e os proprietários das empresas de ônibus.
Em dezembro de 2012, quando o prefeito ainda nem havia assumido, o então vice-prefeito e hoje senador, Roberto Rocha (PSB), em entrevista ao titular do blog, argumentou “prejuízos financeiros das empresas” e admitiu um possível reajuste na tarifa.
Edivaldo negou. Mas, mês seguinte, após tomar posse, o prefeito nomeou como secretária de Trânsito e Transportes, Myriam Aguiar, ligada ao setor e responsável pela articulação direta do primeiro reajuste nas tarifas. Depois disso, ela deixou a pasta, para Fabíola Aguiar, também ligada direta ou indiretamente ao setor, assumir a SMTT.
Estava ali concretizada a relação do prefeito com o segmento.
Edivaldo também resistiu bastante e continua resistindo em promover uma concorrência pública transparente para as linhas de ônibus da capital. Ele sempre desvia o foco, ou evita o tema, quando questionado a esse respeito. E não é preciso muito esforço para entender o porquê de tudo isso.
A verdade é que há muito na relação entre Prefeitura e o empresariado do transporte rodoviário de São Luís. E basta analisar os fatos.
O povo deve botar pressão é nesses empresarios gananciosos, que só querem saber do seu bolso.
Olha que não tá fácil, com aumento de tudo: gasolina, cesta basica e outros serviços pelo governo, somado a falta de noção desses empresários, fica bem complicado achar outra saída.
Acho que devemos lutar é contra o governo corrupto do pt, que ferrou bonito com todos nós com esses aumentos de impostos, luz, inflação, preços dos produtos e serviços em geral. ai claro que repercute em todos os setores.
Perfeita análise
Há muito mesmo nessa relação. Por isso espero que haja limitação para o financiamento de campanha…
Edivaldo decepcionou a população de São Luís. Não existe mudança alguma. Quer dizer, se existe é para pior. Lamentável. Espero que Flávio Dino seja diferente no Governo, até pq esse aí ta longe de ser um bom prefeito
Esse prefeito devia ter vergonha na cara. Quer financiar empresário que tire do próprio bolso e não do nosso
Vergonha! #VEMPRARUASLZ
Não podemos cruzar os braços, vamos manifestar toda a nossa indignação com essa palhaçada. Não ao aumento, não ao abuso, não à decisão unilateral.
Vem pra rua com a gente