Representatividade feminina menor no comando da Assembleia Legislativa

Nina MeloCom a eleição de ontem da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa, há pelo menos uma consequência já constatada: a queda na representatividade feminina na direção do Legislativo.

Na atual composição – com mandato até janeiro de 2017 -, há três mulheres na Mesa: Valéria Macedo (PDT), Graça Paz (PSL) e Francisca Primo (PT), nos postos de terceiro vice-presidente, quarto vice-presidente e quarto secretário, respectivamente.

Já na composição eleita ontem, apenas Nina Melo (PMDB) representará a bancada feminina no próximo biênio. Ele ocupará a quarta secretaria.

O curioso disso tudo é para que pudesse integrar a Mesa, o deputado Roberto Costa (PMDB), até então dono do posto, teve de abrir mão da vaga, o que só foi decidido nas 24 horas que antecederam o pleito.

Na atual legislatura, a Assembleia possui seis mulheres em mandato. Além de Valéria Macedo, Graça Paz, Francisca Primo e Nina Melo, há ainda as deputadas Ana do Gás (PRB) e Andrea Murad (PMDB), que é de longe, a mais atuante no Parlamento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *